A Prefeitura Municipal de Patos, através do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Educação e da Secretaria de Meio Ambiente promoveu, nesta segunda-feira (05/06), uma mesa redonda com assuntos referentes ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento aconteceu no Auditório Máster das Faculdades Integradas de Patos (FIP), no bairro do Belo Horizonte, às 19h, e teve como tema principal: “Ética Ambiental: Responsabilidade, Alteridade e Cuidado”.
Estiveram presentes, o prefeito Dinaldinho Wanderley; a secretária de Educação, Alana Candeia; o secretário de Meio Ambiente, Natércio Alves; o secretário de Agricultura, João Paulo de Lacerda; a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Marcela Abrantes; o vereador Capitão Hugo; além da Engenheira Florestal, Dra. Ivonete Alves Bakke (UFCG); do professor de Direito Ambiental, Msc. Rodolfo de Medeiros Araújo (FIP) e do Biólogo Msc. Thiago César Farias da Silva do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Carirí e Curimataú (PROCASE), os quais discutiram a situação das causas ambientais em escala global e regional e as melhores soluções para as mesmas.
Na oportunidade, o prefeito Dinaldinho Wanderley disse que discussões como essas são importantes para responsabilizar a todos sobre os cuidados com o meio ambiente. “Tivemos aqui uma conversa franca e proveitosa. Chegamos ao consenso de que a coisa mais importante é a educação em relação aos resíduos sólidos, a coleta seletiva, dentre outras formas de cuidarmos do meio ambiente. A população precisa de se conscientizar de que nós estamos em um meio ambiente e que esse meio ambiente tem que ser cuidado por todos”, avaliou o prefeito.
O momento também serviu para o lançamento do Núcleo de Educação Ambiental que é uma proposta da Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. A coordenadora do núcleo de Educação Ambiental, Marcela Abrantes, disse que o objetivo é estruturar, em todas as escolas da rede municipal, núcleos que vão trabalhar em prol da causa ambiental, a fim de colocar em prática o que preconiza a Lei Municipal 4.255/2013 que trata da Educação Ambiental.
“Foi um momento de discussão muito pertinente e nós pudemos aproveitar para lançar o Núcleo de Educação Ambiental que vai ser levado para as escolas do município, isso é uma novidade aqui no nosso município, e tem como objetivo levar esses núcleos que irão tratar das questões ambientais e, de fato, tirar as ideias do papel e levar nossos alunos e professores a realmente agir e contribuir para que tenhamos um meio ambiente ecologicamente equilibrado”, finalizou Marcela Abrantes.
Fonte: COORDECOM