No atendimento inicial das situações de urgência e emergência, é de grande importância a identificação precoce, monitorização adequada e manejo dos diversos quadros que comumente ocorrem no âmbito intra e extra-hospitalar. Dentro desta ótica, um grupo composto por quatro médicos e 11 enfermeiros e enfermeiras do SAMU e UPA de Patos, estão no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, participando de capacitação em urgências e emergências com simulação realística.
Neste curso, os profissionais têm a oportunidade de atualizar seus conhecimentos em protocolos de atendimento de urgência e emergência e vivenciar na prática situações reais por meio de simulação.
A Simulação Realística é uma metodologia de treinamento inovadora, apoiada por tecnologias de alta complexidade que, por meio de cenários clínicos, repassam experiências da vida real e favorece um ambiente participativo e de interatividade. O treinamento por simulação realística utiliza simuladores de pacientes (robôs), manequins estáticos e atores profissionais em instalações que criam um ambiente semelhante a um hospital virtual e favorecem treinamentos práticos. O curso que tem duração de dois dias é ministrado por instrutores, doutores renomados com experiências nos mais diversos centros de saúde do mundo.
“É um curso voltado pra área da saúde, principalmente médicos e enfermeiros, em que através de manequins realísticos, podemos ter uma nova prática, vivência e seguimentos de protocolos atualizados de parada cardíaca, trauma, sobre o suporte básico na gestante, na criança. Também com recursos audiovisuais, novos equipamentos, enfim, as novidades de práticas hospitalares e pré-hospitalares,” disse o médico do SAMU Patos, José Alencar.
Para os profissionais escolhidos, é uma forma de colocar em prática no município, um atendimento de qualidade sendo multiplicadores dos conhecimentos adquiridos naquele hospital de referência.
Fonte: COORDECOM