No período de festas juninas, a cidade de Patos traz mais do que somente uma grande festa, músicas, quadrilhas e comidas típicas. Com a realização do Melhor São João do Brasil, vem também o aquecimento da economia local e este ano é esperado, de acordo com estimativas da secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município, ser injetado na economia local mais de 9 milhões com as festividades juninas.
De acordo com o gerente da indústria, comércio e serviços, Alex Nunes, durante o mês de junho, a cidade de Patos, chega a atingir a marca de 150 mil pessoas em uma população flutuante e nos dias da festa essa população chega a 280 mil. Todo esse fluxo de pessoas contribui diretamente para o alcance destes números de aquecimento da economia.
Enquanto a fogueira está queimando para celebrar essa data, a cadeia produtiva do festejo junino gira feito à própria ciranda dos brincantes, trazendo renda para todos os envolvidos. Com a multidão que é atraída nessa época, pequenos médios e grandes empreendedores, aproveitam para aumentar suas demandas, promover suas marcas e assim faturar mais.
Durante os seis dias de festejo, assim como nas semanas que antecedem o São João, mais empregos são gerados, além de um maior numero de turistas que passam a desfrutar do que a cidade oferece, como pontos turísticos, hotelaria, lojas, busca por produtos típicos, como comidas típicas, quadrilhas e tudo aquilo que somente é possível encontrar aqui.
Fonte: COORDECOM