A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, iniciou o processo de vistorias em comunidades rurais do município de Patos, Paraíba, que aderiram ao Garantia-Safra 2016/2017. A auditoria tem como finalidade comunicar, formalmente, à Secretaria de Agricultura Familiar, por meio do Sistema Garantia-Safra – Verificação de Perdas, quais são as comunidades cadastradas que estão de acordo com as exigências do programa.
Esse procedimento se faz necessário para aqueles que apresentarem indícios de perda média da safra igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) nas lavouras por conta de seca ou excesso de chuvas. Um técnico vistoriador do Garantia-Safra verifica as comunidades que fizeram a adesão no ano de 2016 e elabora laudos que são enviados para a Secretaria de Agricultura Familiar do Governo Federal.
De acordo com o técnico vistoriador do Garantia-Safra, Iere Caindre, o município de Patos possui cerca de 30 comunidades rurais aderidas ao programa e, essas vistorias, caso resultem na conformidade com as exigências do programa, garantirão o benefício aos agricultores este ano.
“Nessas vistorias, o agricultor vai conosco até as lavouras e vamos averiguar se aquela área plantada condiz com os requisitos do programa, além de verificarmos a situação da lavoura para que os agricultores possam ser beneficiados com o pagamento do programa este ano”, reforçou o coordenador.
O município que deixar de enviar os laudos perde a cobertura do programa. O Garantia-Safra está disponível para as culturas de arroz, algodão, feijão, mandioca e milho, sem irrigação, em municípios do Alto e Médio Sertão, Bacia Leiteira ou região Agreste.
Fonte: COORDECOM