Na última segunda-feira (29/05) a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizou uma inspeção na rede de esgoto do Residencial Itatiunga.
Através de denúncias feitas pelos moradores a equipe constatou que a água escoada pelos esgotos não está sendo tratada da maneira adequada, o que ocasiona inúmeros problemas naquele local, como mau cheiro e proliferação de mosquitos colocando em risco a saúde daquela população.
“Eu vim aqui com os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Silvio que é o nosso químico, estamos coletando o material para fazer as análises necessárias e acionaremos a CAGEPA para que ela possa resolver esse problema o mais rápido possível”, disse Natércio.
O engenheiro químico da Secretaria de Meio Ambiente, Sílvio Moreira, avaliou a situação encontrada. “Pelo o que foi visto, de forma visual e qualitativa, já ficou claro que esses resíduos lançados estão fora dos padrões de acordo com as resoluções do CONAMA (Conselho nacional de Meio Ambiente). De acordo com o resultado das análises se o lançamento dos dejetos estiver fora dos padrões,” revelou.
O tratamento de esgoto que é de responsabilidade da CAGEPA (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba), e o químico responsável do órgão, João Batista, revelou que soluções já estão sendo providenciadas. “Quando aumenta a vazão do esgoto nos horários de pico, a bomba não está tendo capacidade, então já entramos em contato com João Pessoa, e eles vão trazer outra bomba, e no mais tardar daqui pára quinta-feira, essa bomba estará sendo instalada. Aí vamos ter duas bombas funcionando,” adiantou o químico da CAGEPA, João Batista.
Fonte: COORDECOM