A comunidade do Campo Comprido recebe, nesta quinta-feira, (25/05), a partir das 8h da manhã, a Carreta da Saúde que estará oferecendo vários atendimentos preventivos. A Carreta da Saúde possui quase 30 metros de comprimento e é estruturado com cinco consultórios médicos, um laboratório e dotada de um elevador (tipo monta-carga) para acessibilidade.
Em parceria com o Governo Federal através do Ministério da Saúde, percorre as regiões endêmicas e super-endêmicas no tratamento e prevenção da hanseníase integrando um projeto global da Novartis focado na eliminação da Hanseníase até o ano de 2020.
Como ela se comporta como um outdoor ambulante, os municípios em geral aproveitam a parceria e executam outras ações em saúde constituindo praticamente um mutirão de saúde. Esta é a primeira vez que a Carreta da Saúde vem a Patos, viabilizada pelo membro do conselho do Laboratório Novartis, Pierre Landolt em acordo firmado com o prefeito de Patos, Dinaldinho Wanderley.
Os Serviços que serão disponibilizados são os seguintes:
Aferição de Pressão Arterial
Teste de Glicemia Capilar
Exames Citológicos
Baciloscopias
Emissão e Atualização do Cartão do SUS
Atualização de Cartão de Vacina
Escovódromo (Prevenção e Aplicação Tópica de Flúor)
Orientação sobre Planejamento Familiar
Dispensação de Preservativos e Panfletagem sobre DST’s
Distribuíção de Hipoclorito de Sódio
Distribuição de Sulfato Ferroso
Classificação de Tipagem Sanguínea
Aconselhamento com Psicólogo e Assistentes Sociais
Castramóvel, castração de Caninos e Felinos machos
Teste Rápidos de HIV, VDRL, Hepatites Be C
Atendimento Médico (Dermatologia)
Atendimento Médico (Clínico Geral)
Atendimento Odontológico
“Vamos aproveitar para fazer a nossa feira da saúde na zona rural. Mais uma vez, a Secretaria sai dos seus serviços e vai em busca da população. Já fizemos estes atendimentos em diversas outras atividades nas duas Caravanas das Boas Ações. Então com a Carreta da Saúde vamos estar mais próximos da população e a própria secretária à disposição para agilizar os contatos com o povo”, ressaltou a secretária de Saúde, Andressa Lopes.
Fonte: COORDECOM