Bombeiro Brasileiro
Dedicação. Esta é a palavra mais apropriada para definir a profissão bombeiro. Eles que são treinados para salvar vidas, considerados por muitos como verdadeiros anjos-da-guarda, hoje o dia é totalmente dedicado a eles, é comemorado o Dia do Bombeiro Brasileiro.
Em 2 de julho de 1856, o Imperador D.Pedro II, assinava o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentava, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio. Nessa época, ao sinal de incêndio, era o badalar dos sinos, que alertava homens, mulheres e crianças que ficavam em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas, provando que realmente a União faz a Força.
Para oficializar a importância do bombeiro, por decreto do Presidente da República, desde 1954, todo 2 de julho deve ser dedicado a homenagear a esses profissionais. Nada mais justo que eles tenham um dia comemorativo à profissão que escolheram, sendo que estão inteiramente engajados no desejo de servir bem à comunidade.
O que faz o bombeiro? Algumas situações em que os bombeiros atuam são: resgate em acidentes, colisão de veículos, atropelamentos, casos clínicos urgentes, palestras em escolas, entre outros. Também fornecem treinamento a aspirantes a bombeiros em cursos internos, externos e palestras. São essenciais nas praias; como salva-vidas e observadores do mar. Também analisam a segurança de projetos e fazem vistorias de obras. Ufa! E ainda, realizam busca e salvamento em matas e florestas. Auxiliam na captura de animais, monitoram e auxiliam na derrubada legal de árvores e muito mais! Uma profissão de muitas atribuições.
Cotidianamente, os bombeiros arriscam suas vidas pela vida do próximo; são, praticamente, anjos do fogo. 02 de Julho Bombeiro é a pessoa que se dedica a extinguir incêndios, tradicionalmente usando bombas hidráulicas, que foram usados para tirar água de poços, rios ou qualquer outro depósito perto da cena do acidente. É atribuído ao imperador Augusto que criou o primeiro departamento de fogo em Roma.
Fonte: Portal São Francisco