A 13 dias do fim do prazo, mais de 100 mil contribuintes ainda não declararam o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) na Paraíba. Em entrevista ao ClickPB, nesta sexta-feira (21), a delegada adjunta da Receita Federal em João Pessoa, Fabiana Moura, explicou que uma média de 228.500 mil declarações foram recebidas pelos sistemas da Receita Federal no estado. O prazo para envio termina no próximo dia 31 de maio. A meta é que 329 mil contribuintes enviem a declaração na Paraíba.
Diferentemente dos outros anos, com o pagamento do auxílio emergencial devido à pandemia da Covid-19, a delegada reforçou que a Receita Federal alerta acerca da devolução que deverá ser feita no caso de contribuintes que receberam o auxílio emergencial, junto com rendimentos tributáveis em valor anual superior a R$ 22.847,76.
Segundo ela, quem estiver nessa situação é obrigado a declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física e devolver os valores recebidos do auxílio emergencial, por ele e seus dependentes, conforme estabelece o § 2º-B do art. 2º da Lei nº 13.982, de 2020.
De acordo com a Receita Federal, estima-se que cerca de 3 milhões de declarações em nível nacional possua algum tipo de devolução a ser feita.O Darf para devolução do auxílio emergencial pode ser impresso por meio do Menu Declaração/Imprimir/Darf de devolução do auxílio emergencial, no site da Receita.