O presente prognóstico foi realizado pela Gerência de Monitoramento e Hidrometria da AESA/Sala de Situação em consenso regional a partir da reunião de Análise e Previsão Climática para o leste do Nordeste realizada no dia 24 de março de 2021, coordenada pela Agência Pernambucana de Água e Clima – APAC /PE.
De acordo com o relatório, as condições climáticas e oceânicas apontam para chuvas variando de normais a abaixo da média no Cariri, Sertão e Alto sertão da Paraíba dentro do trimestre março, abril e maio.
O mesmo relatório ressalta a formação de um dipolo positivo do Atlântico (Atlântico Norte quente e Atlântico Sul frio na altura da costa leste do Nordeste) observado nos últimos meses, algo que colabora para posicionar a Zona de Convergência Intertropical ao norte de sua climatologia dentro do referido trimestre. Essa configuração oceânica é desfavorável para uma estação chuvosa de boa qualidade no Semiárido do estado, e poderá contribuir para uma grande má distribuição espacial e temporal das chuvas dentro do citado período.
Ainda de acordo com o relatório, as chuvas poderão variar entre 25% acima ou abaixo da média dentro do período no interior do Estado, algo que é associado ao padrão de estação chuvosa muito irregular que deverá ser observado nos meses de abril, maio e junho na região.
Patosonline.com