O Presidente do Sindicato dos Trocadores e Comerciantes de Feiras Livres. Barraqueiros e Ambulantes de Festas Populares e Autônomos de Patos-PB (SITROFBAMP) e associados/as procuram a nossa redação para denunciar a desorganização na festa de setembro/2015.
A nossa reportagem ouviu à senhora Peteca uma das barraqueiras, que disse: o coordenador do evento Mauricão, não deixou espaço nem para ela sair de dentro da própria barraca para atender aos clientes, “só se destelhar e sair por cima da barraca”, que ele prometeu que deixaria lugar para colocar mesas e cadeiras, mas não foi o caso, segundo a senhora Peteca, ele a deixou na rabeira e que ela sempre trabalhou ao lado da Catedral.
A nossa reportagem também ouviu à senhora Cleide, que se sente indignada com situação: “estou com o alvará, mas não encontro o local”, a própria barraqueira diz: “a gente não é cachorro” e, que a coordenação faça uma coisa mais organizada, que ela estar na festa para trabalhar e que é filha emPatos e não tem o direito de trabalhar até o momento, eu vivo disse.
A reportagem ouviu mais um dos barraqueiros insatisfeito com coordenação da festa de setembro/2015 e a pessoa responsável pela recardação de tributos da Prefeitura, segundo Luciano é porque ficou acertado em reunião, que não seria cadastrado pessoas para o evento a partir daquela data, mas estar sendo ao contrário, novas pessoas sem ter sido cadastrada no prazo determinado, apareceu agora com barraca e alvará na mão, com o mesmo número e local de outros barraqueiros, que já tinha sido designado.
O próprio Luciano diz que: “o coordenador teve medo de umcerto camarada, que meteu pressão e conseguiu colocar a barraca no local que o cara escolheu e sem ter sido cadastrado a tempo”, assim tomando um espaço de outro barraqueiro.
Luciano também afirma que apareceram mais outros alvarás com a mesma localidade da sua barraca e vizinho a ele foram substituídos barraqueiros por outros.
A nossa redação entrou em contato com o coordenador e o mesmo afirmou que estava se deslocando ao Junco do Seridó.