A tarde deste sábado, (07) em Santa Gertrudes foi marcada por duas atividades em comemoração aos 58 anos de fundação do distrito, bem como as festividades juninas que acontecem neste final de semana, ainda dentro do “melhor São João do Brasil” do município de Patos.
Desde o ano passado, o prefeito Dinaldinho Wanderley incluiu no calendário junino da cidade, o São João de Santa Gertrudes que durante muito tempo os moradores reivindicavam e resolveu resgatar duas tradições daquele lugar. Primeiro aconteceu a cavalhada que consiste em uma competição onde os cavalheiros em pares, procuram acertar com uma lança, uma argola. De um lado, uma vermelha e do outro, uma azul. Através das disputas de duplas que vão sendo eliminadas de acordo com o erro, tem-se o vencedor. Esse ano, a competição contou com 28 participantes da própria localidade.
Após a sequência de disputas, o vencedor recebeu um troféu e a quantia de R$ 300,00 de um total de mil reais distribuídos após a competição até o sexto lugar.
Na sequência, veio a competição mais divertida que foi a “Jecana” com um total oito animais, dividido em duas baterias de quatro. O vencedor recebeu medalha e R$ 150, 00 em dinheiro.
Vários vereadores e o público do distrito prestigiaram o evento e se divertiram bastante com a animação dos competidores.
Para o secretário de agricultura, João Paulo Lacerda, é um evento que resgata as tradições culturais do lugar e prestigia a população que conta com festividades durante todo o dia. Ele elogiou a atitude do prefeito Dinaldinho Wanderley e ressaltou a importância de valorizar aquele distrito. João ainda prometeu que no próximo ano irá resgatar a cavalgada, outra tradição nordestina.
O Sub Prefeito do distrito, Zaca Candeia, considerou muito importante o resgate destas tradições e disse que irá trabalhar junto com o prefeito para que o evento melhore a cada ano.
Fonte: Coordecom