DestaqueNotíciasPolítica

Coligação de Kevia pede impugnação do registro de candidatura de Verissinho na justiça eleitoral

Uma ação de impugnação do registro de candidatura do atual prefeito e candidato à reeleição, Abmael de Sousa Lacerda (Verissinho-MDB), foi protocolada no final da tarde desta terça-feira (29) perante à 31ª zona eleitoral,  tendo como autora a coligação que tem Kevia Werton (PL) como candidata à prefeita de Pombal.

Blog do Naldo Silva teve acesso à cópia da Petição, assinada pelos advogados Manolys Marcelino Passerat de Silans e João Victor Almeida de Lucena, onde requer que o juiz José Emanuel da Silva e Sousa reconheça a inelegibilidade do candidato, sob alegação de que o mesmo teve contas reprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), por causa de irregularidades na aplicação de recursos para construção de casas, durante seu segundo mandato (2001/2004).

A referida reprovação ainda não transitou em julgado, mas os advogados dizem que o TCU errou em aceitar o recurso de reconsideração por parte do atual gestor, mesmo tendo sido o mesmo interposto cinco meses após a notificação da decisão do plenário da Cortes de Contas, quando deveria tê-la considerada intempestiva (fora do prazo), determinando o trânsito em julgado.

“O recurso manejado fora interposto mais de 5 meses após a intimação do advogado e por um novo advogado, ainda inabilitado. Ora, se o representante da parte foi intimado no endereço hábil e houve posterior protocolo de recurso por meio de novo procurador, resta claro que o Sr. Abmael possuía ciência da decisão e ainda assim, apresentou recurso após mais de 5 meses da publicação do Acórdão condenatório”, argumentam.

“Portanto, resta configurada a ocorrência de decisão definitiva pela Corte de Contas pelos motivos apresentados acima, e consequentemente, há a presença da inelegibilidade já exposta, de modo, que se faz mister o indeferimento do registro de candidatura”, acrescentam.

A coligação requer a impugnação do registro e que, caso só seja analisado após o pleito, que os votos dados ao candidato sejam tornados nulos.

Agora, o juiz eleitoral notificará o candidato Verissinho para apresentar defesa e depois o Ministério Público para parecer, antes de proferir sua decisão.

Blog do Naldo Silva

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative seu bloquear de anúncio para ter acesso aos nossos conteúdos