DestaqueNotíciasPolicia

Corpo de Bombeiros realiza treinamento de combate a incêndio florestal em Patos

O Sertão Paraibano, todos os anos, passa pelo período de estiagem mais intensa entre os meses de agosto e dezembro que provoca centenas ou milhares de incêndios florestais na nossa vegetação característica, a Caatinga.

E já acostumado com essa rotina, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, através do 3CRBM e da Diretoria de Ensino da instituição, iniciou nesta segunda-feira 30/08, o Estágio de Combate a Incêndios Florestais – ECIF, que visa capacitar os nosso combatentes para atuar de forma mais precisa em prevenção e combate a incêndio florestal, esse estagio conta, inicialmente, com mais de 30 militares da corporação.

Tudo isso faz parte de um processo de melhoria técnica da tropa, que iniciou há alguns anos, através do envio de combatentes do nosso estado para se capacitar em outras localidades onde a prevenção e combate a incêndios florestais é referência no país, um exemplo deles, o Distrito Federal.

A programação do estágio segue durante a semana e novos recursos serão implementados, como o emprego das aeronaves, através do Grupamento Tático Aéreo da Casa Militar do Estado da Paraíba – GTA, procedendo técnicas de embarque e desembarque de combatentes ou possíveis vítimas, entrega de material em locais de difícil acesso e contribuir no combate através de um bolsão que é fixado através de cabos no helicóptero conhecido como Bambi Bucket, que capta água de algum manancial ou reservatório e descarrega sobre as chamas, agindo como mais uma forma de combate ao incêndio florestal.

Nesta quarta-feira, os militares atuaram em contato direto com a vegetação sertaneja, a Caatinga, em lotes pré-selecionados nos arredores da morada do sol de acordo com as características necessárias para desenvolver toda a prática de prevenção e combate a incêndios florestais. Lá serão ministradas instruções sobre as técnicas de prevenção como construção de aceiros verde, manejo da carga incêndio, delimitação de área e as táticas e técnicas de combate às chamas.

Por fim, todos os integrantes do curso, alunos e instrutores passam pela testagem quanto ao coronavírus, vivemos uma pandemia e, devemos nos manter precavidos quanto a ela, seguindo o caminho do progresso e melhoria do nosso serviço ao povo paraibano.

PortalSN1 com Assessoria
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo