A Deputada Estadual, Pollyanna Dutra, Presidente da Comissão do Desenvolvimento do Seminário Paraibano na ALPB, participou nesta quinta-feira (24) em Cajazeiras do Seminário sobre o uso racional das águas do Rio São Francisco no semiárido do Nordeste.
Conforme a Deputada Pollyanna Dutra, o evento foi muito útil, porém ressalvava que o Seminário revelou algo lastimável, que os representantes do povo perdem tempo neste momento discutindo problemas da eleição, e se perdem no tempo para organizar a Gestão das Aguas, por isso que ainda se discuti política de organização de projeto no tempo atual.
Pollyanna revelou que o mesmo com toda adversidade, o melhor ambiente neste momento para falar a respeito de desenvolvimento, de economia, é no Sertão que apresenta todas as condições plausíveis para o crescimento na Paraíba, aonde se têm: água, terra fértil, energia renovável, local certo aonde se pode pensar em alavancar qualquer negócio neste Estado.
A Deputada lembrou que foi levado à Cajazeiras um aglomerado de agentes públicos, representantes de entidades nacional, e estadual, objetivando discutir com a sociedade organizada, com a política, e com a ciência alternativas e caminhos para o sonhado desenvolvimento que foi tão caro para os nordestinos.
Para Pollyanna, ela acreditava que ao chegarem as águas no semiárido paraibano, o problema seria apenas somente execução dos projetos, mas neste momento esbarra em uma realidade cruel: “água está indo para o Rio Grande do Norte, e nós estamos ainda pensando formatar projetos. Acho que tudo valha a pena quando a alma não é pequena. Alma do povo paraibano é muito grande quando neste momento a gente pára para fazer essa discussão”, revelou.
A programação contemplou o Seminário das Águas com palestras e debates sobre oportunidades de desenvolvimento e sobre gestão das águas.
O painel sobre Oportunidades de Desenvolvimento foi mediado pelo Superintendente do BNB na Paraíba, João Nilton, e trouce como palestrantes o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estada da Paraíba, Rômulo Polari Filho; o Superintendente da Sudene, Gen. Carlos César; e o Coordenador da Câmara de Comércio Exterior da Paraíba, Marcelo Abrantes.
Nesta sexta-feira, dia 25, os participantes realizam uma visita ao canal da transposição nas barragens Caiçara e Boa Vista, em São José de Piranhas. O trecho, inaugurado em outubro de 2021, tem oito quilômetros de extensão e se localiza entre os reservatórios Caiçara, em São José de Piranhas, e Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras. O investimento federal na estrutura, que vai beneficiar moradores da Paraíba e do Rio Grande do Norte, foi de R$ 49,7 milhões.
O Portal REPORTERPB conversou com a Deputada Pollyanna Dutra que expressou seu sentimento, preocupação, e luta pelos sertanejos neste momento de glória com a chegada das águas da Transposição, mas vivem outra realidade que jamais poderiam vivenciar: debaterem construções de projetos para a utilização do precioso líquido que agora está passando pela Paraíba com destino ao Rio Grande do Norte.
Assista!