O pré-candidato a deputado estadual, comandante Euller Chaves vem a público manifestar solidariedade e sentimento de pesar pelo falecimento do líder indígena Potiguara, Pajé Chico. O Pajé faleceu nesta quarta-feira (09), aos 76 anos, vítima de infarto.
Coronel Euller destacou a força e a liderança que o Pajé representa para a comunidade Potiguara. “O povo potiguara está em luto. Para nossos irmãos e irmãs indígenas, ficam os sentimentos de lembrança desse defensor da sua gente. Minha admiração, respeito e gratidão e que Deus conforte toda família e o tenha em um bom lugar,” ressaltou.
O comandante relembrou que foi através do Pajé Chico que se conectou ainda mais a cultura indígena. “Tinha uma relação de amizade e respeito desde a criação da Patrulha Policial Indígena, em 2011. Fui batizado nas tradições e ritos indígenas por ele. Através dele pude conhecer mais da cultura desse povo tão forte, afirmou”.
O Pajé era uma grande liderança dos índios Potiguaras, do litoral norte da Paraíba. Um indígena que defendia os costumes e a história dos seus descendentes e tinha uma reconhecida capacidade de negociação e crença no êxito de seus objetivos comunitários. Presava pela manutenção da cultura indígena e pelo ensino da língua tupi para novas gerações.
O velório aconteceu na aldeia São Francisco e o sepultado na aldeia São Miguel, município de Baía da Traição.
PortalSN1 com Assessoria