A Prefeitura Municipal de Coremas, sertão paraibano, realizou o concurso público 001/2021, para preenchimento de vagas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O referido concurso foi homologado no dia 07 de fevereiro de 2022, porém, até este mês de maio, ainda não foi dado nenhum comunicado sobre a convocação dos aprovados.
Os aprovados estão denunciando que a Secretaria de Saúde do Município de Coremas tem mantido vários contratados e não se posiciona sobre os aprovados no concurso. A gestão municipal firmou contrato com a empresa Sugestão Serviços Técnicos e Administrativos LTDA e está mantendo os contratos precários.
A empresa Sugestão Serviços Técnicos e Administrativos LTDA foi escolhida em pregão presencial de nº 018/2021, com publicidade em Diário Oficial no dia 12 de julho de 2021. No edital da licitação, traz explicitamente que assim que houvesse a homologação do concurso, o contrato seria destratado para assim haver as nomeações dos aprovados: “… a gestão atual encontra-se aguardando a conclusão do concurso público em andamento, conforme contrato nº 165/2019 e seus aditivos. E tão logo seja finalizado, a atual gestão fará a homologação do concurso, e logo em seguida todos os contratos oriundos deste procedimento licitatório serão imediatamente distratados para que haja as devidas nomeações dos candidatos aprovados”. Mesmo com o texto sendo claro, a própria gestão ignora.
Até o momento, o prefeito de Coremas, Irani Alexandrino, convocou e nomeou apenas alguns aprovados na área da educação. A revolta dos aprovados para preenchimento de vagas na Secretaria de Saúde do Município de Coremas é a falta de qualquer informação ou publicidade de transparência para que os aprovados sejam convocados.
A reportagem do Polêmica fez contato com a secretária de Saúde do Município de Coremas, Aly Caroliny Vicente. A secretária não quis falar sobre o assunto e repassou o telefone, segundo ela, da Secretaria de Comunicação, porém, o número não atende. Tentamos falar novamente com a secretária Aly Caroliny, no entanto, nossas ligações não foram mais atendidas.
Alguns aprovados relataram que vão denunciar o caso ao Ministério Público Estadual (MPE) em busca de que a Prefeitura Municipal de Coremas se posicione oficialmente sobre a não convocação dos aprovados no concurso 001/2021, especialmente para a Secretaria de Saúde do Município de Coremas que mantém uma empresa para realizar contratações precárias e fora do que determina a Constituição Federal.
Polêmica Patos