Se você está sentindo mais frio neste começo de inverno na Paraíba do que em anos anteriores, saiba que esse frio deve piorar antes da chegada da próxima estação é o que diz o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Flaviano Fernandes, onde destacou que nos municípios de maior altitude devem ser registradas as menores temperaturas. No Brejo, por exemplo, a expectativa é que as sensações térmicas estejam mais baixas principalmente em dias de ventos intensos. Nesta região paraibana, a previsão é de uma máxima de 24ºC e mínima de 16ºC para esse inverno.
Para o meteorologista, somente no final de agosto, a expectativa é que as temperaturas voltem à normalidade e as chuvas diminuam. O profissional do Inmet lembra que a sensação térmica vai depender muito da região. “Em um dia chuvoso, se o vento tiver mais forte pode haver uma diminuição de 2 a 3ºC no corpo da pessoa. Assim, se a temperatura mínima estiver 21ºC, um vento muito forte pode provocar uma sensação de dois graus a menos. A mesma coisa ocorre na temperatura máxima durante uma insolação, onde pode-se sentir uma temperatura maior. A sensação térmica muda muito com relação ao que está acontecendo”, comentou.
Ainda segundo Fernandes, esse período com temperaturas mais baixas corresponde aos meses de junho e julho. “O inverno vai até o dia 21 de setembro, então já no final de agosto para o início de setembro, as temperaturas podem tanto voltar à normalidade como chegar acima disso. A nebulosidade vai diminuir e vai ter um pouco mais de incidência de radiação solar”, afirmou ao destacar ainda que neste inverno, estas temperaturas variam bastante: no Sertão, por exemplo, as máximas podem ficar em torno de 35ºC a 36ºC; no Litoral de 28ºC a 29ºC (podendo atingir ainda 30ºC nessa época). O Agreste, por sua vez, pode ter uma máxima em torno de 28ºC. Já as temperaturas mínimas podem ser registradas da seguinte forma: cerca de 18ºC a 19ºC no Agreste; em torno de 22ºC, no Litoral.
Todavia, no Sertão paraibano, o profissional explica que há uma situação diferenciada, pois as temperaturas máximas são altas, mas a mínima pode alcançar 17ºC, em áreas mais altas e em torno de 19ºC a 20ºC, em outros municípios. O meteorologista destacou ainda que as temperaturas identificadas durante o inverno 2023 serão diferentes dos padrões registrados no ano passado.
Da Redação