DestaqueNotíciasSaúde

Novo Normal: Paraíba tem apenas um município na bandeira laranja; saiba qual

A Paraíba segue com 222 municípios em bandeira amarela, de acordo com o Plano Novo Normal, divulgado nesta segunda-feira (29) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PB). Apenas o município de Santa Inês, no Sertão do estado, está em bandeira laranja.

Santa Inês continua em bandeira laranja desde o relatório do dia 12 de julho do Plano Novo Normal.  Nas últimas avaliações, Cacimba de Areia e Santa Inês, estavam na bandeira laranja, mas esta última cidade, melhorou o cenário da pandemia e saiu do mapa.

A avaliação começa a entrar em vigor nesta segunda-feira (29) e deve embasar a edição do novo decreto com medidas restritivas. O estado continua sem municípios na bandeira verde e vermelha, porém mesmo com a maioria das cidades na bandeira amarela, segundo a Secretaria de Estado da Saúde , é necessário continuar mantendo os cuidados de prevenção ao novo coronavírus.

Conforme a nota técnica da SES-PB, comparado com as análises dos relatórios dos planos anteriores, a avaliação desta segunda-feira (29) apresenta nova estabilidade na média móvel de 14 dias da taxa de transmissibilidade do coronavírus após ascensão na avaliação anterior.

O relatório também reforça a continuidade dos protocolos de segurança, como uso de máscara em locais fechados e a higienização das mãos, para o controle da situação pandêmica no estado.

O plano do Governo do Estado serve como base para adoção de medidas para o combate à pandemia.

A última avaliação aponta estabilidade na média móvel de 14 dias da taxa de transmissibilidade do novo Coronavírus. Na última avaliação, havia ascensão.

O plano foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde e pela Controladoria Geral do Estado e é baseado em indicadores como a quantidade percentual de novos casos, letalidade (óbitos), ocupação da rede hospitalar da região e percentual de isolamento social.

Como a avaliação do quadro epidemiológico deve embasar a edição do novo decreto com medidas restritivas, a tendência é que favoreça a manutenção ou flexibilização das atividades nesta primeira quinzena, nestas cidades. Isso sem levar em conta as novas variantes, como a Ômicron, já que não há relatos de estar circulando no estado ainda, apesar de preocupar as autoridades sanitárias.

PB Agora

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative seu bloquear de anúncio para ter acesso aos nossos conteúdos