No ano passado, os Correios anunciaram uma expansão que fez com que a empresa se tornasse uma operadora, graças a uma parceria com a operadora digital móvel Surf Telecom. Agora, a estatal se prepara para entrar em um novo mercado e competir com empresas como o Banco Inter e Nubank com uma conta bancária virtual.
Carlos Fortner, presidente da estatal, revelou que a partir de agosto, os clientes do plano pré-pago dos Correios Celular também terão acesso a um cartão de débito e crédito e uma conta corrente digital sem anuidade.
A expectativa dos Correios para seus serviços bancários não é muito diferente da operação de telefonia móvel. A estatal procura atingir especialmente o público desbancarizado, que têm problemas para realizar operações financeiras, possibilitando a realização de transferências, pagamentos e compras.
Esse público não é pequeno. A Surf Telecom explica que uma pesquisa do Instituto Data Popular mostra que há 55 milhões de brasileiros sem conta em banco, sendo 20 milhões deles de baixa renda, que é o público alvo da empresa.
Para quem não se lembra, o Correios Celular é uma operadora móvel virtual (MVNO), que funciona sobre a rede da Surf Telecom, que, por sua vez, também é uma MVNO que opera sobre a infraestrutura de TIM e Oi. A empresa oferece uma série de planos pré-pagos que variam entre 1 GB de dados por R$ 30 ao mês até 8 GB de franquia por R$ 90 mensais, com acúmulo de dados não usados para o mês seguinte, WhatsApp ilimitado para texto, fotos e chamadas de voz. A internet também não para de funcionar ao final da franquia, embora a velocidade seja drasticamente reduzida.
Fonte: Olhar Digital