A instalação da estrutura de monitoramento de segurança no Parque do Povo começou na quarta-feira (1) em Campina Grande e segundo informações da Medow, a empresa organizadora do Maior São João do Mundo, com investimentos da ordem de R$ 800 mil, o sistema de iluminação do Quartel General de Forró foi renovado.
A Medow afirma que as câmeras no local serão integradas com o Centro de Comando da Segurança Pública da Paraíba e com a Guarda Civil Municipal de Campina Grande, responsáveis pela gestão da segurança no Quartel General do Forró.
A segurança no local é feita pela Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal também vai atuar. Já a Medow organiza, cuida dos portões de acesso e áreas privativas, como camarotes e palcos.
A Prefeitura também está assegurando a instalação de câmeras no entorno do Parque do Povo, para completar o esquema de monitoramento.
Algumas das câmeras possuem infravermelho de 30 metros, o que gera uma capacidade de captar imagens de alta resolução em locais de baixa luminosidade.
Além disso, os policiais contarão com câmeras corporais para o auxílio no patrulhamento dentro do evento, fazendo reconhecimento facial em tempo real. Todas as informações geradas serão armazenadas por uma plataforma que integra os sistemas de informação de segurança, o que favorece ações preventivas.
Ainda para otimizar a segurança no Parque do Povo, uma parceria entre a Prefeitura de Campina Grande e a Energisa deve investimentos de R$ 800 mil para a recuperação das torres e instalação de 90 projetores de última geração, outras ações.
Toda em led, a nova iluminação do Parque do Povo vai reduzir em 50% o consumo de energia e aumentar em 30% luminosidade, em relação ao sistema antigo, o que representa mais segurança para o público.