DestaqueEconomiaNotíciasPolítica

Pollyanna Dutra intermedia diálogo entre representantes do APL da Carcinocultura e secretários de governo

Parlamentar é a representante da ALPB junto aos APLs paraibanos

A deputada estadual Pollyanna Dutra intermediou diálogos entre representantes do Arranjo Produtivo Local (APL) da Carcinicultura e os secretários de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins; e Agricultura e Pesca, Rafael Lopes. Na oportunidade, a parlamentar destacou o potencial do APL e solicitou ações do Governo do Estado para o setor por meio de incentivos aos produtores paraibanos. Atualmente, Dutra é a representante da Assembleia Legislativa da Paraíba junto ao Plano Estadual de Fortalecimento e Desenvolvimento dos APLs (Planes).

 Somente na Paraíba, o APL da carcinicultura apresenta um potencial de produção anual que chega a ultrapassar as 40 toneladas por hectare. “É um potencial enorme do nosso estado que traz alternativas para nossos agricultores familiares. Eu visitei por duas vezes o APL nas cidades de Itabaiana e Salgado de São Félix e lá pude ver a resistência do nosso povo que hoje sobrevive desse APL, mas que poderia ir muito além. Vejo a necessidade desse estado proporcionar caminhos para auxiliar nosso povo a se desenvolver e um deles, por exemplo, é a autorização da construção de uma usina para beneficiamento e armazenamento do camarão em nosso estado. Essa é uma das soluções simples que fariam imensa diferença já de curto a médio prazo, incentivando um setor que tem um alto valor agregado tanto no mercado local quanto no mercado de exportação”, destacou a parlamentar.

 Conforme André Jansen, presidente da Associação dos Carcinicultores da Paraíba (ACPB), no Brasil a capacidade média de produção chega a 6 toneladas por hectare por ano enquanto que só no Vale do Paraíba chega a até 20 toneladas. O representante dos produtores destacou a importância das agendas em conjunto com a deputada e em prol dos produtores paraibanos.

“Essas visitas que temos feito junto com a deputada Pollyanna têm sido de grande valia, principalmente pela possibilidade de conseguirmos uma indústria de processamento para que a gente possa escoar nossa produção no Vale do Paraíba e região. Será um passo fundamental para o desenvolvimento de um setor que tem muito potencial em nosso estado”, acrescentou André.

Conforme os secretários Gilmar e Rafael, já está no planejamento do governo o incentivo aos setores. A previsão é de que as propostas sejam apresentadas ao governador João Azevêdo em brejo, bem como seja realizada uma audiência no âmbito da Assembleia Legislativa da Paraíba para garantir uma visibilidade maior à pauta, com a garantia de investimentos e ações de incentivo ao setor já a partir deste ano.

PortalSN1 com Assessoria

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo