DestaqueNotíciasPolítica

Pollyanna Dutra passa a integrar grupo focado no desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais da PB

Planes é formado por diversas entidades e representa 9 APLs paraibanos

A deputada estadual Pollyanna Dutra passou a integrar, oficialmente, o Grupo de Trabalho responsável pela execução estratégica das ações do Plano Estadual de Fortalecimento e Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais, o Planes. A criação do grupo foi formalizada nesta quarta-feira (24) com o objetivo de contribuir para a superação de problemas e desafios históricos do setor agropecuário paraibano.

A reunião, na qual a criação do GT foi oficializada, aconteceu na sede do Sistema Faepa/Senar-PB, em João Pessoa, que é um dos integrantes do movimento. Também compõem o Planes a OAB-PB, a ALPB, representada pela deputada Pollyanna Dutra, o Sistema OCB-PB, Sebrae, Insa, Fiep, Banco do Nordeste, UFPB e Governo do Estado, através da Cinep, Empaer e Secretaria de Estado da Agricultura Familiar.

Para Pollyanna Dutra, não é possível pensar em desenvolvimento sem voltar o olhar para as potencialidades existentes em cada região do nosso estado. “Como diria o grande economista Celso Furtado: ‘só haverá desenvolvimento ali onde existir um projeto social subjacente’, e esse projeto social precisa englobar todos. Nosso estado é repleto de potenciais em todas as suas regiões e para que o desenvolvimento realmente aconteça ele precisa envolver os arranjos produtivos locais. O Planes é um projeto extraordinário e sou muito honrada em fazer parte desse seleto grupo que está unido para pensar em estratégias para que o nosso povo se desenvolva. Esse é o momento”, destacou a parlamentar.

Os APLs englobados pelo Planes contemplam as cadeias produtivas da abacaxicultura, apicultura e meliponicultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura, inhamecultura, mandiocultura, olericultura, ovinocaprinocultura e umbucultura, foco principal desse grupo de trabalhos.

Durante o encontro, também foi debatido um cronograma de atividades, com a definição de tarefas prioritárias. Entre elas estão a formação de uma equipe para tratar dos entraves relativos à regularização sanitária e obtenção dos registros de produtos de origem animal, como o Selo Arte, Sisbi e SIE.

O próximo encontro do GT acontecerá no dia 9 de dezembro. Nessa ocasião, os integrantes devem analisar a minuta do termo de cooperação técnica, que definirá as responsabilidades de cada instituição.

PortalSN1

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative seu bloquear de anúncio para ter acesso aos nossos conteúdos