A Prefeitura de Patos, Paraíba, através da Secretaria de Agricultura com o departamento da Defesa Civil, já distribuiu mais de 5.000.000 (cinco milhões) de litros de água potável nas comunidades rurais do Município. Esse trabalho está sendo realizado desde o início do ano e é desenvolvido nos moldes da Operação Carro Pipa do Exército Brasileiro.
De acordo com o membro da Defesa Civil, Rafael Nunes Wanderley, são mais de 250 famílias beneficiadas com o abastecimento. E a grande vantagem implementada nesta gestão é que o agricultor, após a realização de um cadastro prévio, feito no primeiro abastecimento, não precisa mais de solicitar o abastecimento de água, tendo em vista que, através desse cadastro, a distribuição acontece de forma automática e contínua, baseada no padrão universal da Organização das Nações Unidas (ONU) do consumo humano de água por dia.
“A Secretaria de Agricultura, através da Defesa Civil, vem se preocupando com o abastecimento de água na zona rural, principalmente, por decorrência da baixa incidência de chuvas na região que faz com que também diminua a qualidade da reserva de água”, explicou o secretário de Agricultura, João Paulo de Lacerda.
A Secretaria de Agricultura, através da Defesa Civil, também tem acompanhado a distribuição de água feita pelo Exército Brasileiro que leva água para mais de 90 famílias da zona rural de Patos. Por se tratar de uma água que não passou por todo tratamento para consumo humano, a Secretaria, através de uma parceria com a Vigilância Sanitária de Patos, faz a coleta de amostras da água e as análises microbiológicas e físico-químicas para verificar a qualidade da água distribuída.
O secretário de Agricultura também adiantou que algumas medidas já estão sendo tomadas pensando nas possíveis soluções para o período de estiagem. “Preocupados com o período de estiagem na nossa região, já entramos em contato com a Ministério da Integração Nacional e encaminhamos alguns projetos para aquisição de carros-pipa e, posteriormente, a perfuração e recuperação de poços artesianos nas comunidades rurais”, ressaltou João Paulo.
A Secretaria de Agricultura, preocupada com o bem estar dos agricultores e visando conscientizar esse público, também tem distribuído hipoclorito de sódio para essas comunidades, composto utilizado para tratamento da água, e tem dado orientações sobre uso e reuso da água.
Fonte: COORDECOM