DestaqueGeralJustiçaNotícias

Prefeitura de Pombal é condenada a indenizar motorista que teve salário descontado por vidro quebrado

O juiz da 1ª Vara da Comarca de Pombal, Luiz Gonzaga Pereira, condenou a prefeitura local a indenizar por danos morais um motorista do município que teve parte do salário descontado, após a administração acusá-lo de não ter agido com zelo e ter o para-brisa de um ônibus escolar quebrado. O fato aconteceu em 2018.

De acordo com a decisão publicada na última semana, Edvan Marcolino de Sousa receberá o valor descontado ilegalmente (R$ 1.224), além de indenização de R$ 1.500.

Através do advogado Cássio Queiroga Filho, o motorista alegou que foi surpreendido com o débito em seus vencimentos nos meses de setembro e outubro de 2018, mesmo sem a gestão municipal ter instaurado processo administrativo para apurar as responsabilidades dos supostos danos.

Ao analisar o caso, o juiz destacou que não há controvérsia sobre a irregularidade dos descontos efetuados nos contracheques do servidor, “pois a prefeitura em sua defesa não fez qualquer esclarecimento sobre os fatos que teriam justificado o ‘desconto por danos ao patrimônio público’, bem como não apresentou quaisquer provas da ocorrência ou da apuração dos danos, supostamente causados pelo motorista, que teriam ensejado a retirada de parte de sua remuneração”.

Acrescentou que os descontos superiores a 30% do seu salário comprometeram seus rendimentos, causando-lhe dificuldades financeiras, prejudicando a sua subsistência e, consequentemente, gerando ofensa a direitos da personalidade, sobretudo a dignidade do funcionário.

A prefeitura ainda não foi notificada da decisão e não informou que se recorrerá ao Tribunal de Justiça.

Blog do Naldo Silva

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative seu bloquear de anúncio para ter acesso aos nossos conteúdos