Com a aproximação do fim das férias do meio do ano, a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (PROCON Patos) divulgou esta semana a segunda pesquisa de preço de material escolar do ano de 2018. Os dados foram coletados entre os dias 23 e 24 de julho.
A pesquisa foi realizada em oito estabelecimentos comerciais entre papelarias, livrarias e lojas de importados, e ao todo foram analisados os valores de 69 itens entre borracha, lápis, cadernos de tamanhos variados, canetas, giz de cera, colas, entre outros.
“Essa pesquisa leva em consideração o retorno das atividades escolares agora nesse segundo semestre mesmo não sendo compras tão vultuosas quanto às compras de início de ano, mas muitos pais ainda saem às compras nesse período para poder reabastecer o material para esse segundo semestre,” disse o secretário de Defesa do Consumidor de Patos, Bruno Maia.
De acordo com Bruno, a pesquisa tem como objetivo orientar as pessoas na hora compra do material escolar, como também garantir os direitos do consumidor patoenses. Os dados revelam grandes diferenciações nos valores dos itens o que, segundo o secretário, reforça a importância do patoenses estar sempre atento às pesquisas feitas pelo órgão.
“O PROCON Municipal de Patos foi ao comércio e verificou em oito lojas 69 itens diversos dos mais recorrentes e mais atuais para as crianças. Pudemos aí verificar, como em todas as pesquisas, algumas discrepâncias com relação a preço, o que reforça sempre a importância dessas pesquisas para o consumidor patoenses. Por exemplo o giz de cera chegou a uma variação entre o mais barato e o mais caro de até 172%, a cola branca de 90g, de 93%, réguas de 30 cm, chega a 100% de diferenciação de valores entre o mais barato e o mais caro,” revelou.
Bruno ainda alerta para que o consumidor esteja atento a promoções, valores de pagamento à vista e a prazo, como também se há diferenciação do preço do produto na gôndola e no caixa. “Qualquer problema que os pais venham ter no momento da compra seja com produtos com diferenciação de preço ou qualquer outro que ele se sinta lesado ou prejudicado no momento da compra pode procurar o PROCON Municipal de Patos, aqui na Avenida Rui Barbosa, telefone 3423-3629,” finalizou o secretário.
Fonte: Coordecom