NotíciasPolítica

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO AVALIA NÍVEL DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO 5° E 9° ANOS DA REDE MUNICIPAL

A Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria de Educação, esteve aplicando, entre os dias 23 e 24 de maio, uma prova de diagnóstico nas turmas de 5º e 9º anos do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino. O objetivo da ação foi identificar qual o nível do aluno da rede municipal em relação, sobretudo, às disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa e, a partir daí, utilizar as melhores estratégias para qualificação da aprendizagem.

Supervisores da Secretaria de Educação foram às escolas da rede municipal e aplicaram uma prova que foi elaborada com base nos descritores da Prova Brasil de Língua Portuguesa e Matemática e na estrutura curricular da base nacional comum curricular.

Na noite desta terça-feira, 13/03, os professores de Língua Portuguesa e Matemática se reuniram com a Secretária de Educação, Alana Candeia, e a equipe do setor pedagógico da Secretaria, para fazerem a avaliação do resultado do diagnóstico.

De acordo com a secretária, a aplicação do diagnóstico, de um modo geral, apurou um déficit de aprendizagem e a Secretaria irá tomar as medidas cabíveis de acordo com as deficiências pontuais dos alunos da rede municipal.

“De forma conjunta, discutimos um plano de trabalho de reposição. Discutimos a viabilidade do reforço pedagógico; formação para professores, não porque eles não sejam preparados, mas para que haja uma formação específica para atuar nessas deficiências diagnosticadas. E que haja uma atualização pedagógica e um planejamento integrado para que todas as áreas do ensino trabalhem a leitura, uma das deficiências maiores que encontramos”, comentou a secretária de Educação, Alana Candeia.

Em um segundo momento, esse diagnóstico também passará a ser feito nas demais séries do ensino fundamental. A partir desses diagnósticos, dentre outras, algumas das medidas a serem tomadas pela Secretaria de Educação serão a formação continuada para os professores e o reforço escolar para os alunos do município.

Fonte: COORDECOM

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo