Foram dois dias de muito conhecimento, o primeiro dia do Seminário Municipal de Segurança Viária foi bem movimentado. O evento teve início na manhã desta quinta-feira (08), no auditório do SAMU no bairro do São Sebastião.
O objetivo do seminário foi discutir segurança viária com os agentes de trânsito. Participaram do evento agentes de trânsito de Patos, Pombal e Cajazeiras.
A mesa foi formada pelo prefeito Dinaldinho Wanderley, o Vice-prefeito Bonifácio Rocha, o Superintendente da STTRANS Aldo Xavier, O Sargento Anderson do Corpo de Bombeiros e o Gerente de Trânsito e Transportes Antônio Coelho.
A solenidade foi aberta pelo Prefeito Dinaldinho Wanderley, que explanou a importância da STTRANS em capacitar os agentes de trânsito.
Em seguida o primeiro palestrante do dia o Professor e Jornalista Misael Nóbrega. Com o tema “O poder da Comunicação”. Misael falou da importância da comunicação no trânsito, do bom tratamento com as pessoas e o comportamento do agente de trânsito.
“A STTRANS está de parabéns em patrocinar eventos como esse, dando oportunidade aos agentes de trânsito poderem se aperfeiçoar, nós temos que está o tempo todo buscando novos conhecimentos, e eu tive a felicidade de tratar o tema da comunicação no trânsito onde eu pude também aprender sobre o trânsito, vendo as características de condutores e pedestre, o comportamento dos agentes e espero que a palestra tenha contribuído na formação dessas pessoas”, comentou o jornalista.
Foram duas horas de palestra o suficiente para mudar o conceito do agente Rubens Ferreira. “Uma palestra muito produtiva, nós agentes de transito não utilizamos muito o bom senso, visamos mais a punição e hoje na palestra do professor Misael ele mostrou que a orientação as vezes é mais eficaz do que a notificação”, disse o agente Rubens.
Após uma parada para o almoço, as atividades retornaram as 14hs com a palestra do Capitão Esaú subcomandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, que abordou o tema, “Polícia Comunitária e Direitos Humanos”.
“Fiquei muito feliz em ver que os agentes de trânsito de nossa cidade estão se capacitando cada vez mais, sobretudo prestando um serviço de qualidade para a sociedade patoense. Conseguimos atingir nosso objetivo que era trabalhar a promoção dos direitos humanos pelo agente de trânsito, eu agradeço a todos que confiaram em mim e em nome da polícia militar agradeço a todos que fazem a STTRANS,” disse o Capitão.
O segundo dia de evento contou com a palestra do renomado Julyver Modesto, mestre em direito pela PUC/SP. Segundo Julyver a necessidade de conhecimento de trânsito é geral, porque a legislação muda com frequência e o profissional de trânsito precisa se reciclar. “Conversamos sobre atualização da legislação de trânsito, falamos sobre fiscalização, autuação, aplicação de medidas administrativas e sobra as mudanças que ocorreram no código de trânsito brasileiro”, falou o palestrante.
O superintendente avaliou de forma positiva. “Conseguimos atingir nosso objetivo, foram três palestras bem produtivas com temas específicos e de suma importância para a categoria, gostaria de destacar a participação dos agentes das cidades de Pombal e Cajazeiras, além da participação do corpo de bombeiros na pessoa do Sargento Anderson e da participação da CPTRAN sob o comando do Capitão Leonides,” finalizou Aldo.
Fonte: COORDECOM