DestaqueNotícias

TCE mantém suspensão do Concurso Público de Catingueira, por irregularidades; veja

De acordo com a  2ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba, que se  reuniu em sessão por videoconferência nesta terça-feira (6), manteve suspensa, mediante referendo de medida cautelar, a realização de concurso público lançado pela Prefeitura de Catingueira-PB.

Segundo o Tribunal a suspensão foi mantida devido as falhas e irregularidades identificadas pela Auditoria da Corte no edital do certame, de nº 01/2020. A administração municipal pode ainda apresentar justificativas e defesa, nos autos. As vagas são destinadas, entre outros, aos cargos de professor, médico, nutricionista, agente administrativo e de combate a Endemias, cozinheiro e auxiliar de serviços gerais.

O órgão auditor constatou que se fixou prazo exíguo de apenas oito dias para pedidos de isenção de taxa de inscrição; não houve oferecimento de vagas para pessoas com deficiência para o cargo de Professor Nível I; se exigiu habilitação categoria “E” para o cargo de operador de máquinas pesadas, contrariando a Lei Complementar 16/2013, que fixa a categoria “D”. E ainda a exigência de ensino fundamental completo para o cargo de cozinheiro, quando a Lei 539/2013 determina ensino fundamental incompleto.

O conselheiro André Carlo Torres Pontes, que expediu a cautelar nos autos do processo 16958/20, observou em seu voto a necessidade de “justificativas eficazes” para realização do certame. E, também, de demonstração clara de atendimento a requisitos previstos na legislação, principalmente a LC 173/2020, que proíbe até 31/12/2021toda a administração pública de criar cargo, emprego ou função que implique aumento de despesas, exceto para as reposições de vacâncias.

Entenda o caso

A notícia da suspensão foi conhecida e divulgada na última sexta-feira (2) pelo  Tribunal de Contas do Estado da Paraíba determinou, através do Conselheiro Dr. André Carlo Torres Pontes, que o Prefeito Municipal Dr. Odir Borges da Prefeitura de Catingueira proceda a imediata suspensão do concurso descrito no Edital 001/2020 em decorrência de terem sido detectadas diversas irregularidades.

A Prefeitura Municipal de Catingueira fez a escolha de empresa sem licitação para realizar concurso público pelo Edital 001/2020 e que foi objeto de denúncia por parte de Vereadores perante o Ministério Público Estadual.Com essa decisão do Tribunal de Conta do Estado (TCE), desta quarta (7), o gestor de Catingueira, Dr. Odir sofre a segunda derrota, no que tange a realização do concurso público ás véspera das eleições.

Blog do Jordan Bezerra 

Com informações do site TCE

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative seu bloquear de anúncio para ter acesso aos nossos conteúdos