Geraldo Alckmin (PSDB) tem 7% das intenções de voto; Haddad (PT) teria 4%
Sem o ex-presidente Lula, o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, aparece na liderança das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada nesta segunda-feira. Bolsonaro tem 20% das intenções no cenário em que Lula, preso em Curitiba, fica fora da disputa. Marina Silva (Rede) aparece logo atrás, com 12%. Ciro Gomes (PDT) é o terceiro, com 9%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O Ibope também traçou um cenário com a participação de Lula. Neste caso, o ex-presidente aparece na liderança, com 37% das intenções de voto, e Bolsonaro cai para a segunda colocação, com 18%.
Geraldo Alckmin (PSDB) é apontado com 7% das intenções de voto no cenário sem Lula. Na situação em que o ex-presidente não concorre, o Ibope considera que Fernando Haddad assume a cabeça de chapa do PT. Neste caso, Haddad tem 4% das intenções de voto, segundo o Ibope.
Esta é a primeira pesquisa realizada pelo Ibope após o ínicio oficial da campanha, na última semana. Os levantamentos anteriores incluíam mais candidatos, como Manuela D’Ávila (PC do B), que retirou sua candidatura para ficar como vice numa eventual chapa de Haddad, caso Lula não concorra.
O Ibope ouviu 2.002 eleitores, em 142 municípios, entre os dias 17 e 19 de agosto. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo BR-01665/2018. Os contratantes foram o jornal “Estado de S. Paulo” e a TV Globo.
Fonte: O Globo