Polícia Federal em Alagoas deflagrou na manhã desta sexta-feira (8) a Operação Capital dos Marechais, onde foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal do Estado, em Maceió e Marechal Deodoro. Um dos alvos da ação é o ex-prefeito de Marechal, Cristiano Matheus. A PF estima que o dano aos cofres públicos chegue a R$ 1,4 milhão.
A operação desta sexta é um desdobramento da Operação Astaroth, onde a PF investiga um grande esquema de desvio de recursos públicos da Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro, ocorrido entre os anos de 2009 e 2016.
A reportagem do G1 tentou contato com Cristiano Matheus, mas não conseguiu.
Segundo a PF, um dos mandados foi cumprido na casa do ex-prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus. O outro na casa de um empresário cuja empresa foi contratada e não teria prestado os serviços.
A assessoria da PF informou ainda que não haverá coletiva de imprensa para passar os detalhes da operação.
Cristiano Matheus é investigado desde julho de 2017 por suspeita de comandar uma organização criminosa que teria desviado mais de R$ 6 milhões da prefeitura de Marechal Deodoro, verbas do Programa Nacional de apoio ao Transporte Escolar, Programa Nacional de Alimentação Escolar e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Fonte: G1 Alagoas