A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de João Pessoa iniciou a distribuição dos cartazes educativos da campanha sobre uso de anabolizantes nas academias da cidade. O objetivo é alertar sobre os danos que o uso indiscriminado e excessivo de anabolizantes sem fins terapêuticos pode trazer à saúde das pessoas.
A campanha encabeçada pela promotora de Justiça Maria das Graças Azevedo faz parte de um procedimento administrativo instaurado pela Promotoria. para acompanhar a divulgação de uma campanha sobre o assunto. O uso indiscriminado e excessivo de anabolizantes é perigoso e pode causar sérios danos à saúde.
De acordo com a promotora, o uso desses produtos tem sido cada vez mais comum, principalmente em academias, e entre o público mais jovem, com o objetivo de aumentar a competitividade, ajudar na cura de lesões ou simplesmente por questões estéticas, e isso é muito preocupante. “São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao poder público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle”, disse.
A campanha tem o apoio do Conselho Regional de Educação Física da 10ª Região, que encaminhou a lista das academias de João Pessoa.
ANABOLIZANTES: Reações
Infertilidade
Aumento de acne
Queda do cabelo
Tumores no fígado
Comportamento agressivo
Paranoia
Alucinações e psicoses
Coágulos de sangue
Retenção de líquido no organismo
Aumento da pressão arterial
Redação com MPPB