Saúde

Curso sobre o uso terapêutico da canabis medicinal será realizado para 100 profissionais da área de Saúde, na Paraíba

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, por meio da Escola de Saúde Pública – ESP/PB, vai realizar o primeiro curso de qualificação sobre o uso terapêutico da canabis (maconha) medicinal para 100 profissionais da área de saúde.

O curso, “Educação na saúde para o uso terapêutico da cannabis medicinal”, é direcionado, exclusivamente, para formação de trabalhadores e trabalhadoras vinculados ao sistema único de Saúde da Paraíba e conta com atividades transdisciplinares, como seminários alusivos as temáticas sobre uso terapêutico da maconha medicinal.

A seleção dos 100 profissionais em Saúde que desejam realizar o curso, será feita por meio de um processo seletivo simplificado, conforme edital ESP-PB nº 02/2023, publicado no último sábado (01), na edição do Diário oficial do Governo do Estado da Paraíba. As inscrições no simplificado podem ser realizadas até o dia 13 de abril do corrente ano, através do formulário https://forms.gle/v3dxAe8J8WUc1Ac37.

Com duração de cinco meses e carga horária total de 200h, o curso será realizado na modalidade híbrida, sendo 160h em atividades EAD e 40h presencial. Os momentos presenciais acontecerão nas dependências da Escola de Saúde Pública – ESP/PB, em João Pessoa.  Serão considerados concluintes do curso, o estudante que obtiver a frequência mínima de 75% das aulas e com o conceito apto ao final.

Uso terapêutico da canabis medicinal

“Entre as doenças que já possuem casos de uso de derivados da Cannabis como tratamento estão as doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, quadros de epilepsia, autismo, dores crônicas, como a fibromialgia, ansiedade, depressão, TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade).

Cannabis e seus derivados já têm sido prescritos como medicamentos há muitos anos em vários países do mundo, inclusive no Brasil. Entre as doenças que já possuem casos de uso de derivados da Cannabis como tratamento estão as doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, quadros de epilepsia, autismo, dores crônicas, como a fibromialgia, ansiedade, depressão, TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade). Além disso, é usada como auxiliar nos tratamentos de AIDS e câncer, que podem debilitar bastante o paciente, e outras tantas doenças, transtornos e síndromes que são tratadas com esta planta. Vale ressaltar que nem todos os estudos sobre o uso da Cannabis no tratamento destas doenças citadas foram finalizados, mas médicos pelo mundo seguem receitando por conta da resposta positiva de seus pacientes”.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo