Tecnologia

Tudo está na nuvem, mas onde ficam os principais servidores de internet?

Seu smartphone já deve ter oferecido para fazer uma cópia de segurança das suas imagens no Google Fotos ou no iCloud. As versões mais novas do Office, da Microsoft, têm opção para salvar documentos, planilhas e apresentações no OnDrive. Por trás de tudo isso, está a nuvem, essa palavra mágica que promete que seus arquivos estarão sempre disponíveis para serem acessados pela internet. Mas, afinal de contas, onde essa “tonelada” de dados está arquivada?

Ao contrário do que o nome sugere, essa nuvem não fica pairando no céu, sobre nossas cabeças. “A definição de nuvem pode parecer obscura, mas, basicamente, é um termo utilizado para descrever uma rede global de servidores. A nuvem não é uma entidade física, mas uma vasta rede de servidores remotos ao redor do globo que são conectados e operam como um único ecossistema”, diz Loredane Feltrin, diretora de produtividade na Microsoft Brasil. Só a Amazon, por por exemplo, tem mais de 2 milhões de servidores ao redor do mundo, segundo o site The Conversation.

Os donos do céu 

O país que realmente pode levar a coroa de “dona da nuvem” é a Irlanda. Muitas companhias têm seus servidores por lá. O país foi escolhido por uma série de fatores como terras baratas, impostos mais baixos — meros… – Veja mais em https://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2018/06/29/cabeca-nas-nuvens-onde-estao-os-principais-servidores-de-internet-no-mundo.htm?cmpid=copiaecola

Fonte: Uol

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative seu bloquear de anúncio para ter acesso aos nossos conteúdos